A Operação Verão 2024/2025, realizada entre 15 de dezembro de 2024 e 10 de março de 2025, se destacou nas travessias litorâneas de São Paulo. Durante os 86 dias de alta temporada, cerca de 5 milhões de veículos e pedestres foram transportados, reforçando a importância do sistema de balsas para a mobilidade na região.
Conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil-SP), por meio do Departamento Hidroviário – agora denominado Coordenadoria de Travessias -, a operação conseguiu atender ao aumento da demanda, transportando mais usuários e, ao mesmo tempo, reduzindo os tempos de espera nas embarcações, o que proporcionou uma experiência mais eficiente para motoristas e pedestres.
O relatório da operação revela que, ao longo de todas as travessias do sistema, foram transportados 2.711.665 veículos e 2.190.176 pedestres e ciclistas no período. Além disso, o tempo de espera nas plataformas foi reduzido em 13% na média máxima, otimizando o tempo de embarque para os usuários.
Veja o resultado em São Sebastião
Na travessia São Sebastião/Ilhabela, o volume transportado superou 1,15 milhão de usuários, incluindo 562.488 veículos e 593.073 pedestres e ciclistas. A operação registrou um aumento geral de 12% do volume transportado, com destaque para o crescimento de 53% no número de caminhões, mesmo com as restrições impostas pela SEMIL nos dias e horários de maior demanda de usuários. O tempo de embarque também melhorou, com 75% das travessias ocorrendo em até 30 minutos no período de maior demanda. Além disso, houve uma redução de 17% na média dos tempos máximos de embarque, representando 18 minutos a menos de espera para os usuários.
Embarcação reformada ferry-boat FB-30 com investimento de R$8,3 milhões.
Investimentos no Sistema de Travessias Litorâneas
Essas melhorias fazem parte de um amplo programa de modernização das travessias litorâneas do Estado, que, nos últimos dois anos, destinou cerca de R$ 200 milhões para melhorias nas embarcações e na infraestrutura dos terminais. O plano prevê a entrega de 23 embarcações reformadas e a conclusão de dez obras em terminais até o final de 2025, com o objetivo de ampliar a capacidade do sistema e melhorar o atendimento aos usuários.
Entre as recentes mudanças, em 11 de março, foi entregue uma embarcação reformada para a travessia São Sebastião/Ilhabela, com um investimento de R$ 8,3 milhões. A modernização do ferry-boat FB-30 aprimorou sua estrutura e tecnologia, oferecendo mais conforto e segurança aos passageiros.
O Governo de São Paulo também avança na implementação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a modernização completa do sistema de travessias litorâneas. Com investimento superior a R$ 1,2 bilhão, o projeto prevê a renovação da frota, a construção de 20 novos terminais e a reforma dos existentes, além de medidas para reduzir o tempo de espera e ampliar a oferta de serviços. A proposta também inclui a eletrificação da frota nas travessias, promovendo maior sustentabilidade e ampliando a capacidade do sistema para atender a uma demanda crescente, estimada em 22 milhões de passageiros até 2050.
O sistema de travessias litorâneas de São Paulo abrange oito trajetos: São Sebastião/Ilhabela (Litoral Norte), Santos/Vicente de Carvalho, Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá (Litoral Central), além de Cananeia/Ilha Comprida, Iguape/Jureia, Cananeia/Continente e Cananeia/Ariri (Litoral Sul). Para mais informações, os usuários podem consultar os painéis de mensagem nos acessos aos bolsões ou ligar para o telefone 0800 77 33 711.