A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), avança com a campanha de vacinação contra a gripe. A partir desta semana, as doses estão liberadas para toda a população acima dos seis meses de idade. A cidade é a primeira entre os quatro municípios da região a liberar o imunizante para a população em geral. Além de São Sebastião, a capital paulista também iniciou a estratégia na última segunda-feira (19/5).
A enfermeira Alana Framba, chefe de Vigilância Epidemiológica, disse que a vacinação é uma das estratégias de saúde pública mais eficazes e seguras para a prevenção de doenças infecciosas, protegendo não apenas quem recebe a vacina, mas também toda a comunidade ao seu redor”, disse Alana. “A prevenção por meio das vacinas é a forma mais barata e eficiente ao tratamento de doenças”, completou,
Os resultados mostram que a vacinação reduz o número de internações, mortes e o uso de medicamentos, o que ajuda a aliviar a lotação no sistema público de saúde. “Os benefícios superam imensamente os riscos, geralmente leves, como dor no local da aplicação ou febre baixa”, disse a enfermeira.
Em São Sebastião, a campanha segue até o dia 31 de maio em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). A secretária de saúde, Laysa Pires, orienta que a população procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber a dose da vacina. Ela disse que os moradores devem levar a caderneta de vacinação, um documento com foto e o cartão SUS. “Aproveite também a oportunidade para atualizar sua situação vacinal com as vacinas que estão disponíveis no calendário vacinal”, disse a secretária.